19 de agosto de 2013

Globo Universidade mostra parceria entre a academia e a comunidade

Neste sábado, dia 17, o Globo Universidade embarca em uma viagem até a pequena cidade de Santana do Matos, no Rio Grande do Norte. O repórter Rogério Coutinho apresenta o Trilhas Potiguares, uma iniciativa inovadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como objetivo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do município. O programa mostra, ainda, como a parceria entre a universidade e a comunidade vem ajudando a gerar renda, atividades para o turismo, diversão e cuidados com a saúde. 
Equipe do programa gravou no município de Santana do Matos
Um dos exemplos de como a união entre alunos da UFRN e a população vem desenvolvendo o turismo na cidade é a construção da Pousada Central Arqueológica. O agricultor Gilson Luiz da Silva é responsável pelo empreendimento que hospeda pesquisadores de varias regiões do mundo. “Já recebemos japoneses, franceses, alemães, estudantes do Rio de Janeiro, da Paraíba. A nossa função é fazer com que essas pessoas se sintam em casa”, diz. 

Com apoio do projeto Trilhas Potiguares, a pousada passará por melhorias. “Temos a ideia de ampliar o espaço que hoje serve de base de apoio para pesquisadores e turistas”, explica a aluna de engenharia civil Sarah Amorim. A estudante de arquitetura Mariana Soares também participa do projeto e ajuda na restauração na pousada. “Iremos manter o projeto arquitetônico. Não vamos mexer no que já existe”, conta. Mariana ainda destaca a importância dessa experiência na sua formação. “Aqui conseguimos colocar em prática o que aprendemos na universidade e temos um cliente de verdade”. 

O turismo não foi o único setor beneficiado com a iniciativa da UFRN. Com o projeto, a cidade também ganhou oficinas de serigrafia, técnica que reproduz imagens em tecidos. As estampas desenvolvidas nas aulas enfeitam panos de prato e camisas e geram novas possibilidades de renda para os moradores. “Não tenho condições de pagar um curso e nem de comprar material. A vinda dos universitários é uma boa oportunidade porque nos ajuda a ter uma fonte de renda”, diz a moradora Maria do Rosário. A estudante Cristiane Cavalcante, de Artes Visuais, é uma das responsáveis pelas oficinas e explica que as aulas de serigrafia reforçam a cultural local na criação dos produtos, além de ser uma alternativa de capacitação profissional. 

Ainda no programa, o professor Iapony Galvão, do Departamento de Geografia, conta, no quadro Eu Amo Meu Trabalho, sobre a sua rotina de coordenador de um dos grupos do Trilhas Potiguares. “Temos reuniões semanais com alunos para discutir as demandas e identificar os problemas de cada comunidade”, comenta.

| Fonte: globo.com/globouniversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário