5 de outubro de 2013

Secretaria Municipal de Educação lança o projeto SEMED na Minha Escola

Equipe da SEMED reunida, desenvolvendo e planejando ações.
A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, objetivando o melhor planejamento e acompanhamento das ações municipais na área de educação, lança o projeto SEMED NA MINHA ESCOLA através do qual fará a proposição, o desenvolvimento e a avaliação de medidas com vistas o processo inerente a prática pedagógico-didática. 

A escola refere-se a um espaço de concretização das políticas educacionais e, consequentemente, da gestão da educação. Além disso, caracteriza-se como espaço formal próximo a comunidade, oportunizando ações que possibilitem a integração ensino-pesquisa-extensão apontada como fundamental na busca pela qualidade social da educação.
Servidores da E. M. Prof. Osvágrio Rodrigues de Carvalho assistindo a apresentação do Projeto SEMED na Minha Escola.
Inicialmente, o SEMED NA MINHA ESCOLA está sendo desenvolvido na Escola Municipal Professor Osvágrio Rodrigues de Carvalho, na sede do município, onde foi apresentado na última terça-feira, 01 de outubro. Na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação, Luciana Medeiros, juntamente com a equipe da SEMED apresentou o projeto para todos os servidores da escola, nos três turnos, dando início às ações. 

As primeiras ações coincidiram com a coleta e a organização de informações/ações relacionadas às políticas, programas e projetos implementados na escola; a integração da equipe da vigilância sanitária e do nutricionista com a equipe responsável pela limpeza e alimentação escolar; a organização dos arquivos relacionados ao vínculo dos estudantes à escola (matrícula, histórico e transferência, por exemplo); e o acompanhamento da prática pedagógica através do contato direto com professores e estudantes no interior e no exterior da sala de aula. Na oportunidade, ainda, avaliou-se o espaço físico, verificando novas possibilidades tanto para a utilização da estrutura física quanto dos equipamentos existentes na escola. Percebe-se que a escola pode ser melhor com aquilo que já possui. 
Servidores da SEMED atuando na sala de informática (Estrutura anexa à E. M. Prof. Osvágrio Rodrigues de Carvalho).
A equipe da SEMED permanecerá na escola até 11 de outubro, vivenciando um contato mais próximo com a realidade educacional. Esse trabalho na escola poderá otimizar o trabalho da SEMED em relação aos diferentes elementos que compõem a educação. Nesse sentido, a observação das necessidades inerentes à qualidade social da educação como é o caso da formação contínua dos profissionais de educação e das políticas e ações que vislumbram o acesso, a permanência e o sucesso dos estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino darão margem a um processo de intervenção de forma mais rápida e, possivelmente, mais eficiente (condizente com a realidade local).

Nenhum comentário:

Postar um comentário